283 thoughts on “O que acontece quando você vive no exterior

  1. Pingback: Dica de READING: What Happens When You Live Abroad | Teacher Mauro

  2. Pingback: Garimpando a rede #7 | Colorida Vida

    • Amo meu pais de origem. Aí viví a metade de minha vida, mas tambem amo o pais em que vivo, tenho duas pátrias.Não voltaria a viver em meu pais de origem, trinta e tres anos nos separam…Sou uma expatriada, sou uma imigrante e estou de pleno acordo com apostagem…assim me sinto.

  3. Pingback: on living abroad | utah, usa | this is my m{dot}

  4. ate em nosso pais se não saber viver ! nada vai dar certo ! temos que saber viver em todo lugar onde nos andarmos !! seja em nosso pais ou em outro !! eu nunca teria problemas pois sei viver em todo lugares deste mundo !! e como um livro só vira a pagina nossa vida ! trabalhar em todo lugar temos para sobre viver ! seja em nossa pátria em outros pais ! assim avida segue ! tudo nos podemos aprender !! acho muito bom ter coisa nova ! se não for assim como vamos ter uma historia para contar !! ao longo de nossa vida !!!!

  5. Pingback: Expectativa: 2 anos longe |

  6. Ja li muitos textos, pois acredito que o tema voltar ou ficar é diário.
    Mas este texto na minha opinião foi o melhor expressou o que sinto, penso e vivo.
    Sera eterno a “dupla” pátria.

  7. Infelizmente nunca tive a oportunidade de morar fora, mas posso garantir que o sentimento é o mesmo quando você se muda de cidade para estudar. São dois mundos, fortes laços de amizade nos dois lugares porém com características diferentes e não importa onde esteja sempre sentirá falta do outro lugar.

    • bruno, entendo que existam semelhanças… mas quando vc é obrigada a falar outro idioma, a entender e mergulhar em outra cultura a experiencia é muito mais louca.. vc se sente uma criança. Vc precisa aprender as girias, as expressões e o estilo de vida de um lugar que vc nunca esteve, de uma vida que vc nunca viveu. Vc trabalha em lugares que nunca imaginou em seu pais natal.. pq vc esta aprendendo.. quanto mais velho vc é mais, mais choque se leva. Eu digo que hje me encontrei, n sou outra pessoa, apenas me achei..assumi todas as minhas qualidades e defeitos, me assumi como ser humano. É uma experiencia transformadora!

  8. Muito interessante e bem escrito o texto Thamy. Após um período no exterior, o retorno se tornou bem difícil. Na verdade, ao retornar para minha cidade natal, a readaptação foi bem difícil e muitas incertezas rondaram minha .Como você mesmo disse, existem noites em que um sentimento de aflição ou até mesmo incerteza adentra meus pensamentos e ai me questiono se ficar no Brazil é a coisa certa. Depois de viver em outro país, em outra realidade, clima e cultura e depois de se adaptar a esse novo mundo você descobre que a essência de tudo é sentir e não ter. Lembro das inúmeras pessoas interessantíssimas e diferentes que conheci em minhas viagens e as contribuições que pude receber delas através da troca de experiências. Sem dúvida nenhuma, em minha opinião, isso é o que me chama a atenção ao viajar. Quem sabe num futuro próximo voltarei à estrada….o sonho permanece vivo dentro de mim..

  9. Bom dia, vou falar um pouco de mim e do por quê penso em sair do Brasil e tentar alguma coisa lá fora (lugar indefinido).
    Tenho 23 anos, taxista, vivo de pagar diária (170 por dia) e tenho um filho com minha atual namorada. Trabalho em média 14 a 16h por dia, e isso não está me fazendo feliz, até porque meus ganhos apenas pagam minhas contas e não sobra nada. Me sinto na obrigação de fazer algo novo, tentar, arriscar… Alguém indicaria algum lugar para isso? Iria sozinho.

  10. O problema nao é onde se mora mas como vc esta consigo mesma. Se vc esta bem consigo mesma vc esta sempre em casa nao importa onde vc mora. A vida acontece quando estamos fora da nossa Zona de conforto, temos que ser flexiveis, aprender e tirar proveito dos dois mundos. Esse medo tambem acontece com pessoas que nunca sairam do pais.

Deixe uma Resposta

